Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 4 de março de 2013

A culpa nos faz sentir inferiores...


Muitas vezes as pessoas lhe transmitem mensagens negativas porque é a forma mais fácil de manipulá-lo. Se alguém tentar lhe fazer se sentir culpado, pergunte para si mesmo: “ O que eles querem? Por que fazem isso?” Faça essas perguntas ao invés de concordar internamente dizendo: “Sim, sou culpado, devo fazer o que dizem”.

Muitos pais manipulam seus filhos com a culpa, porque assim foram criados. Dizem mentiras aos filhos para fazê-los se sentirem menores. Algumas pessoas ainda são manipuladas por parentes e amigos depois de adultos porque primeiro: não se respeitam; senão isso não aconteceria. Segundo: porque elas próprias são manipuladoras.

Muitos vivem sob a nuvem da culpa, sempre se sentindo errados, acreditando que não fazem a coisa certa ou pedindo desculpas a alguém por alguma coisa. Você não se perdoa por algo que fez no passado e se deprecia por muito que acontece em sua vida. Deixe a nuvem se dissipar. Você não precisa mais viver assim.

Aqueles que se sentem culpados agora podem aprender a dizer NÃO e chamar a atenção das pessoas a seus disparates. Não estou dizendo para ficar bravo com elas, mas para não entrar mais em seu jogo. Se dizer NÃO for uma novidade, apenas diga NÃO. “Não, não posso fazer isso”. Não dê desculpas ou o manipulador terá munição para lhe fazer mudar de opinião. Quando as pessoas virem que manipular você não funciona, irão parar. As pessoas só controlam enquanto você deixa. Você pode e sentir culpado na primeira vez em que disser não, mas ficará mais fácil depois.

Louise L. Hay
No livro: O Poder está em você.
pág 54
imagemdaqui

2 comentários :

  1. É isso mesmo, se abaixar-mos o cangote as pessoas montam e acabam por nos pisar. Se tens razão, não entregue os pontos e tome as redeas das tuas verdades! Beijinhos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Sheila!
    Um abraço. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)