Pesquisar este blog

Tradutor

Mostrando postagens com marcador Rimas Reflexivas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rimas Reflexivas. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Se...


Se, ao final desta existência, alguma ansiedade me restar
E conseguir me perturbar;
Se eu me debater aflito no conflito, na discórdia…

Se ainda ocultar verdades para ocultar-me,
Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas…

Se restar abatimento e revolta pelo que não consegui possuir, fazer, dizer e mesmo ser…

Se eu retiver um pouco mais do pouco que é necessário
E persistir indiferente ao grande pranto do mundo…

Se algum ressentimento, algum ferimento impedir-me do imenso alívio
que é o irrestritamente perdoar,

E, mais ainda, se ainda não souber sinceramente orar
Por quem me agrediu e injustiçou…

Se continuar a mediocremente
Denunciar o cisco no olho do outro sem conseguir vencer a treva e a trave em meu próprio…

Se seguir protestando reclamando, contestando,
Exigindo que o mundo mude
Sem qualquer esforço para mudar eu…

Se, indigente da incondicional alegria interior,
Em queixas, ais e lamúrias,
Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia para a minha ainda imperiosa angústia…

Se, ainda incapaz para a beatitude das almas santas,
precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende…

Se insistir ainda que o mundo silencie para que possa embeber-me de silêncio,
Sem saber realizá-lo em mim…

Se minha fortaleza e segurança são ainda construídas com os materiais grosseiros e frágeis
Que o mundo empresta, e eu neles ainda acredito…

Se, imprudente e cegamente, continuar desejando adquirir,
Multiplicar, e reter valores, coisas, pessoas, posições, ideologias,
Na ânsia de ser feliz…

Se, ainda presa do grande embuste, insistir e persistir iludido
Com a importância que me dou…

Se, ao fim de meus dias, continuar sem escutar, sem entender, sem atender,
Sem realizar o Cristo, que, dentro de mim, Eu Sou,
Terei me perdido na multidão abortada dos perdulários dos divinos talentos,
Os talentos que a Vida a todos confia,
E serei um fraco a mais, um traidor da própria vida,
Da Vida que investe em mim,
Que de mim espera e que se vê frustrada
Diante de meu fim.

Se tudo isto acontecer terei parasitado a Vida
E inutilmente ocupado
O tempo e o espaço de Deus.
Terei meramente sido vencido pelo fim,
Sem ter atingido a Meta.


Poema do Professor Hermógenes
José Hermógenes de Andrade Filho é considerado o pioneiro em medicina holística no Brasil, com mais de 42 anos de prática e ensino de yoga. Pai de 2 filhas, 6 netos e 4 bisnetos. Filósofo, poeta, escritor e terapeuta. Doutor em yogaterapia, título concedido pelo World Development Parliament, da Índia, é o criador do treinamento anti-stress. Faleceu em março de 2015.


Uma das coisas mais lindas e reflexivas  que li na vida...

terça-feira, 3 de abril de 2012

Paciência...
















Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não para...





Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida é tão rara...


Enquanto todo mundo espera a cura do mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...















O mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...















Será que é tempo que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo para perder?















E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...

Música: Paciência - de Lenine

Dê um pause na Rádio do blog e ouça...



Que a gente tenha a sensibilidade para perceber e aproveitar as belezas do caminho...
Com leveza e sem presa...


beijos pacientes :)







segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Cotovia...



Alô, cotovia !
Aonde voaste,
Por onde andaste,
Que tantas saudades me deixastes ?

- Andei onde deu o vento.
Onde foi meu pensamento.
Em sítios, que nunca viste,
De um país que não existe ...
Voltei, te trouxe a alegria.

...

Os anos não, nem os dias,
Que isso cabe às cotovias.
Meu bico é bem pequenino

Para o bem que é deste mundo :
Se enche com uma gota de água.
Mas sei torcer o destino,
Sei no espaço de um segundo
Limpar o pesar mais fundo.
Voei ao Recife, e dos longes
Das distâncias, aonde alcança
Só a asa da cotovia,
- Do mais remoto e perempto
Dos teus dias de criança
Te trouxe a extinta esperança,
Trouxe a perdida alegria...

(Manuel Bandeira)


Obrigada amiga Tina, por ter enviado essa delícia de poema!
Sim! Alegrou-me :)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Primavera Iluminada...

Como já disse neste post (pequenos prazeres)...amo tirar foto dos ipês, ainda mais nessa época! Semana passada ao dar uma voltinha pela cidade tirei várias de ipês, azaléias, efim... de tudo que achei bonito...



E para homenagear a primavera...uma canção que chama-se "Primavera Iluminada"

A primavera não é uma estação
É a sua própria mente
A vida não é o corpo não
É a expressão da sua mente

Faça da sua mente uma eterna primavera
Deixe florir sempre sua mente de primavera
Faça da sua mente uma eterna primavera
Faça da vida uma primavera iluminada

Envelhecer não é o avançar da idade
É uma situação, um estado da mente
Viver não é o transcorrer do tempo
É eternizar o tempo

Primavera... iluminada...

Música de Adriana Mezzadri

Ouça a música:


Fofa né!
Bjs floridos!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Canção do Amigo



Os amores qual as flores são encantos passageiros
Em chegadas e partidas, mas te digo companheiro amigo é pra toda vida
Todo amor cobra seu preço, brilha mas se despedaça
Beija e deixa cicatrizes, porém as horas felizes o amigo traz de graça

Amizade, amizade, é dom divino da paz
É poesia e violão cantando a mesma canção com duas vozes iguais
São os diamantes da vida que brilham nos olhos da gente
Um amigo é para sempre, um amigo é para sempre

É um duende, é uma fada, é nosso anjo da guarda
A mãe, o pai, o filho, a eterna mão abençoada sempre estendida ao auxílio
Quando mesmo Deus nos falta, mesmo assim está presente
Pois se a gente leva um tombo, o amigo empresta o ombro e chora junto da gente

Amizade, amizade, é dom divino da paz
É poesia e violão cantando a mesma canção com duas vozes iguais
São os diamantes da vida que brilham nos olhos da gente
Um amigo é para sempre, um amigo é para sempre...

Rui Biriva

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Me pego a pensar...

Me pego a pensar, buscando respostas dos momentos, olhando-me por dentro à desvendar os sentimentos. Mas como descrever o que sente o coração? Basta fechar os olhos ou ir à busca da emoção? Só é possível entender através da nossa doação, consolidamos sentimentos ao colocá-los em ação. Precisamos colocar em pratica, chega de palavras, chega de falar em perdão, respeito, compaixão, cansei de tanta abstração, quero movimento real, no agir, no contato diário, até nas conversas amigas, nada de blá blá blá e muito menos de intrigas. O que nos eleva é a prática de viver pelo bem querer, sabemos que parece clichê, mas viemos para cumprir um propósito de nosso espírito, e sempre haverá no caminho pessoas como pedras para atrapalhar nossa caminhada.
Continue caminhando, e lembre-se que depende de nós, toda escolha daqueles que entram em nossas vidas, porém não controlamos suas atitudes e nem suas partidas. Passamos toda a vida em busca da felicidade, mirando nessas pessoas, procurando o tal tesouro escondido! E esquecemos que a única fonte desta, está dentro de nós e não dos outros, porém deve ser repartida! Pois, assim que aprendemos a cultivar em nós a tal felicidade, nos é aflorada a necessidade da sua partilha com o outro; fazendo como o Mestre Jesus nos ensinou: amai o próximo como a si mesmo, praticando o amor e a caridade intensamente.

Aline Domingueti / Julio Amandia

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Decida brilhar!



Se você for uma pessoa que brilha
é bem provável que ao longo do caminho
encontre pessoas ou circunstâncias que tentarão apagar seu brilho
Mas, não se intimide! Brilhe assim mesmo!
Nada poderá ofuscar a luz que habita em você!
É dom de Deus!
É graça!
Brilhar é fazer das noites sombrias, versos e poesias
Brilhar é servir essa mesma poesia em uma bandeja, enfeitada com morangos e cerejas
Brilhar é juntar o rio de lágrimas desprezadas ao chão,
e lançá-las a um lugar muito mais alto, onde formam-se as chuvas para o próximo verão.
Brilhar é doar-se por amor, oferecer as mãos junto com o coração.
Brilhar é saber esperar o inverno passar, com o coração aquecido de esperança.
Brilhar é espalhar pétalas no caminho, sem se preocupar com quem vai passar, ou não...
Brilhar é voltar atrás e corrigir o tráfego, reconhecer que faltou barro pra sustentar a construção.
Brilhar é ser diferente!
É ter alma de criança!
É ter mel dentro de si, é brincar com os bem-te-vis... Seja no inverno...
Seja no verão!


Arnalda Rabelo


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Poema sobre a Saúde...



A maioria das doenças que as pessoas têm são poemas presos
abscessos, tumores, nódulos, pedras
são palavras calcificadas
são poemas sem vazão
mesmo cravos pretos, espinhas, cabelo encravado, prisão de ventre
poderiam um dia ter sido poema, mas não...
pessoas às vezes adoecem da razão
de gostar de palavra presa
palavra boa é palavra líquida
escorrendo em estado de lágrima
Sobre a lágrima
lágrima é dor derretida
dor endurecida é tumor
lágrima é alegria derretida
alegria endurecida é tumor
lágrima é raiva derretida
raiva endurecida é tumor
lágrima é pessoa derretida
pessoa endurecida é tumor
tempo endurecido é tumor
tempo derretido é poema...

Viviane Mosé

É...faz pensar...


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um pouco mais Amor ...



Algumas pessoas envergonham-se em expressar ternura
Julgando ser exagero ou falsidade
Escuta o que eu vou lhe dizer: Cada um dá o que tem!
E se há doçuras em você... Deixa escorrer!

Tudo o que pode acontecer
É adoçar um pouco mais esse mundo frio e cruel
Enquanto o amor deveria influenciar
Sucumbe, e distancia-se do céu

Tá tudo errado!
O mundo precisa de mel...
Guarde esses conceitos menos nobres
Jogue fora o fel

Alimente-se de palavras doces
Toque uma flor...
Quem sabe um dia você durma e acorde
Um pouco mais doce... Um pouco mais Amor.


Arnalda Rabelo