Pesquisar este blog

Tradutor

Mostrando postagens com marcador Pequenas Lições II. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pequenas Lições II. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

A Prateleira certa…


Aceitar as pessoas como elas são não significa permitir que ocupem qualquer lugar dentro da nossa vida. Muitas dores não nascem da atitude do outro, mas da “posição” que escolhemos dar a ele na nossa prateleira emocional. Esperamos profundidade de quem só alcança a superfície, cuidado de quem ainda mal consegue cuidar de si, presença de quem sempre foi ausência…E, nessa insistência em querer “consertar o outro”, acabamos lutando contra a realidade — e nos esgotando.


A maturidade não está em mudar ninguém, mas em enxergar com lucidez quem cada pessoa é e o que realmente pode oferecer. Há vínculos que funcionam bem para uma conversa leve, um café, uma convivência pontual, mas que não sustentam nossas dores, sonhos e vulnerabilidades. Existem laços que, mesmo sendo familiares, precisam de uma distância saudável para preservar a nossa integridade emocional.



Também existem pessoas raras — aquelas que merecem lugar de honra, acesso ao que é íntimo, presença nas decisões importantes. “Organizar esses lugares” não é frieza nem egoísmo. É um ato de responsabilidade afetiva consigo e com o outro. Quando ajustamos expectativas, cessam as cobranças impossíveis, as frustrações repetidas e a sensação constante de vazio.


Priorizar a própria paz não empobrece os vínculos…pelo contrário, torna as relações mais honestas e mais verdadeiras. Ao aceitar o limite do outro, libertamos ambos da fantasia de que alguém precisa ser diferente para merecer amor. E, paradoxalmente, é justamente quando “paramos de tentar mudar as pessoas” que nos tornamos uma presença inspiradora: alguém inteiro, coerente e em paz com a própria escolha de lugar.


Mudar alguém de prateleira pode doer no início. Mas permanecer oferecendo lugar de honra a quem não consegue sustentar esse espaço dói por muito mais tempo.


Concorda? 

Com ❤️ 

@passarinhos_no_telhado


quarta-feira, 9 de outubro de 2024

A troca que multiplica…




“Se você tem um pão e eu tenho um euro, e eu uso meu euro para comprar seu pão, no final da troca eu terei o pão e você o euro. Parece um equilíbrio perfeito, não? A tem um euro, B tem um pão; depois, A tem o pão e B o euro. É uma transação justa, mas meramente material.

Agora, imagine que você tem um soneto de Verlaine ou conhece o teorema de Pitágoras, e eu não tenho nada. Se você me ensinar, no final dessa troca, eu terei aprendido o soneto e o teorema, mas você ainda os terá também. Nesse caso, não há apenas equilíbrio, mas crescimento.

No primeiro, trocamos mercadorias. No segundo, compartilhamos conhecimento. E enquanto a mercadoria se consome, a cultura se expande infinitamente.”

Michel Serres, Filósofo Francês
Imagem: Google 

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Simplesmente Cante a Canção…


Cante a canção e não se preocupe! 
Ela alcançará a pessoa certa no tempo certo. Se não for hoje, será amanhã, se não for nesta sua vida, então em algum outro tempo. Mas ela alcançará, com certeza. Ela sempre encontra a pessoa certa que pode absorvê-la. 

Simplesmente cante a canção. Não se preocupe com quem ela irá alcançar; toda a sua preocupação deve ser: cantar com totalidade, e isso é tudo. Mais do que isso, não é exigido de ninguém. Não lhe cabe saber se ela será ouvida ou não. 

Quando uma flor nasce no meio de uma selva, ela não está preocupada se alguém vai passar por ali, 'para conhecer a linda fragrância que ela está liberando', ela simplesmente libera a fragrância. 

Se ela alcançar alguém para cheirá-la, ótimo; se ela não alcançar, qual o problema? A flor desabrochou, ela se ofereceu ao universo. Agora fica por conta do universo fazer o que quiser com ela.

Osho
imagem: google

terça-feira, 2 de maio de 2023

Quer conhecer de fato alguém?



Quer conhecer verdadeiramente uma pessoa…observe! Elas dão pistas o tempo inteiro! 

Observe como elas tratam o garçom. Do que elas riem. Como reagem ao perder. Como tratam os animais. 

Observe como elas falam dos amigos na ausência deles. Como reagem quando não conseguem o que querem. Como lidam com o contraditório. Tudo isso é revelador…

Por mais que alguém tente convencer o contrário… o comportamento revela. 
São as ações que derrubam todas as máscaras. 

E quer saber como descobrir de fato o que se passa no coração de alguém? Observe! 
Observe o que elas amam! 
Ah…isso não tem erro! 

Sheila BCosta
#dicadodiabypassarinhos
Imagem: Pinterest

domingo, 9 de abril de 2023

Você se incomoda com algumas pessoas?





Você se incomoda com algumas pessoas?

A verdade é que os seus incômodos simplesmente são o seu ego gritando e reconhecendo o ego da outra pessoa. O ego sempre vê o ego e julga, crítica e se incomoda.

Quando olhamos com as lentes da alma para alguém, também podemos ver o ego, mas esse reconhecimento do ego não nos incomoda, não temos a motivação de julgar ou de criticar aquela pessoa por ela não ser perfeita.

A alma enxerga para além do ego, porque a alma sempre reconhece a alma e a Luz no outro também.

Você sabe que está ouvindo sua alma quando, mesmo percebendo certas atitudes do ego de uma pessoa, você consegue encontrar no seu coração a compaixão e a compreensão de que ela está no processo de evolução pessoal dela.

A alma torce pelo crescimento do outro, veste os sapatos dele e tem empatia, amor e paz no coração.

E aí, você tem usado mais as lentes do EGO ou da ALMA?


Texto de Yael Cayenne🍃

Imagem: Pinterest 

quarta-feira, 8 de março de 2023

Quando permitimos que nossa luz brilhe…



"Nosso maior medo não é sermos inadequados. Nosso maior medo é não saber que nós somos poderosos, além do que podemos imaginar. É a nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos assusta. Nós nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?". Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Você, pensando pequeno, não ajuda o mundo. Não há nenhuma bondade em você se diminuir, recuar para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor. Todos nós fomos feitos para brilhar, como as crianças brilham. Nós nascemos para manifestar a glória de Deus dentro de nós. Isso não ocorre somente em alguns de nós; mas em todos. Quando permitimos que nossa luz brilhe, nós, inconscientemente, damos permissão a outros para fazerem o mesmo. Quando nós nos libertamos do nosso próprio medo, nossa presença automaticamente libertará outros.”


Marianne Williamson

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Sobre a Dúvida


Havia um grande muro separando dois grandes grupos.

De um lado do muro estavam os anjos e os servos leais de Deus. Do outro lado, estavam Satanás e sua trupe.

E em cima do muro havia um jovem indeciso, que estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.

O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar para ele:

- Ei, desce do muro agora... Vem pra cá!

Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada.

O jovem indeciso resolveu perguntar à Satanás:

Por que você e seu grupo não me chamam, nem tentam me convencer a descer para o lado de vocês?

Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:

- É porque o muro é MEU.

Nunca se esqueça: o muro já tem dono.


————————————

Essa pequena parábola traz um grande ensinamento. Olhando muito além da conotação religiosa, observe a lição. O muro é a dúvida. E a dúvida é a raiz de todas nossas mazelas. Pergunte para você mesmo qual a sua maior dificuldade que te impede de viver plenamente?  A resposta sempre será a dúvida! 

Temos medo…porque duvidamos. Temos insegurança…porque duvidamos. Temos ansiedade…porque duvidamos…

Duvidamos da nossa capacidade, do nosso merecimento, do poder que há dentro de nós. É sempre ela…a dúvida… o grande muro que nos separa e nos impede de ver a luz que está aí…presente e disponível a todos! 


Beijos Reflexivos! 

Sheila BCosta 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Rendição significa aceitação…



Rendição significa aceitação interior daquilo que é. Você está aberto à vida. A resistência é uma contração interior, um endurecimento da casca do ego. Você está fechado. 

Qualquer ação que você tome em um estado de resistência interior (que também poderíamos chamar de negatividade) criará mais resistência exterior e o universo não estará do seu lado; a vida não irá cooperar. Se as janelas estiverem fechadas, a luz do sol não pode entrar. 

Quando você se rende internamente, quando se entrega, uma nova dimensão de consciência se abre. Se a ação for possível ou necessária, a sua ação estará alinhada com o Todo e apoiada pela inteligência criativa, a consciência incondicionada com a qual, em um estado de abertura interior, você se torna um. 

As circunstâncias e as pessoas tornam-se solidárias e cooperativas. Coincidências acontecem. Se nenhuma ação for possível, você descansa na paz e na quietude interior que vêm com a rendição. Você descansa em Deus.

Eckhart Tolle
Imagem: Pinterest 

sábado, 3 de dezembro de 2022

O segredo…



Quando você treina gradualmente seus próprios pensamentos para a expectativa positiva, quando você se alinha com pensamentos de merecimento e Bem-Estar, quando você se alinha com seu verdadeiro poder ao buscar os pensamentos de bom sentimento - você não mais oferece resistência à sua própria abundancia. E quando sua resistência para, sua abundancia vem. Um fluxo de idéias de bom-sentimento e possibilidades fluirão para você. As oportunidades e proposições serão abundantes. E logo você saberá alegremente que tudo isso sempre esteve ali a seu alcance, mas em seu estado de atração resistente você não era capaz de vivenciar aquilo...mas então, aquilo veio – não por causa de seu esforço, mas por causa de sua tranquilidade. 

Abraham-hicks

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Como lidar com a impermanência…



"Qualquer tipo de situação, tudo é impermanente. Dessa forma, é sobre tudo.
Então, como lidamos com isso? Eu digo respire fundo e vá com calma. O mais importante é fazer o seu melhor em cada momento da sua vida. Seja bom, sincero, gentil, honesto e trabalhador. Se estiver meditando, medite bem, se estiver fazendo algo, faça bem feito. Faça o seu melhor em cada momento. É assim que se cuida da compreensão da impermanência. Se você apenas se sentar e se preocupar com a possibilidade de morrer na próxima hora, esse não é o melhor uso da compreensão da impermanência. Faça o melhor de suas vidas, mesmo que você vá morrer na próxima hora, você não se arrependerá se tiver feito o seu melhor. É assim que se lida com isso".

Tai Situ Rinpoche
Imagem: Pinterest 

domingo, 23 de outubro de 2022

Seja amoroso consigo mesmo…






Você tem sido ensinado a ser delicado para com os outros e duro para consigo mesmo. Isso é um absurdo. A primeira e mais importante coisa é ser amoroso para consigo mesmo. Não seja duro; seja delicado. Cuide de si mesmo. 
Aprenda como se perdoar, cada vez mais e novamente; sete vezes, setenta e sete vezes, setecentos e setenta e sete vezes. Aprenda como perdoar a si próprio. Não seja duro; não seja antagônico consigo mesmo. Assim você irá florescer.
Nesse florescimento você atrairá alguma outra flor. Isso é natural. Pedras atraem pedras; flores atraem flores.

Osho
Imagem: Pinterest 

domingo, 16 de outubro de 2022

O seu valor…


O ego tende a equiparar o ter com o ser: eu tenho, logo eu sou. E quanto mais eu tenho, mais eu sou. O ego vive através da comparação. Como você é visto pelos outros se transforma em como você vê a si mesmo. O senso de auto-estima do ego está, na maioria dos casos, ligado ao valor que você tem aos olhos dos outros. 

Você precisa que os outros lhe dêem uma noção de si mesmo, e se você vive em uma cultura que, em grande medida, iguala o valor que você tem com aquilo você tem, se você não conseguir ver através dessa ilusão coletiva, você estará condenado a correr atrás de coisas o resto da sua vida, na esperança vã de encontrar o seu valor e plenitude do seu senso de identidade lá.

Eckhart Tolle
Imagem: marilyn monroe by bert stern 

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

O poder de Abençoar



"Quando você abençoa alguém ou algo, cria um escudo de luz de proteção divina sobre a pessoa, animal ou planta, um lugar, desejando que tudo que entre em sua vida seja para o seu maior bem. Daí a importância de sempre abençoar !
.
Abençoe sua vida, seu trabalho (goste ou não), seu dia, seu parceiro, seus filhos, sua família, seus amigos, seu dinheiro (muito ou pouco), tudo o que você faz ou tem.
.
Pare um segundo e abençoe a pessoa que está perto de você, você pode fazê-lo mentalmente, observá-lo e verá que há uma ligeira mudança em seu rosto.
.
Abençoe seu corpo, não importa se você está doente ou saudável agora. Abençoe-o e encha-o de luz, amor, misericórdia e perdão.
.
Abençoe seus relacionamentos, não importa se você está "sozinho", porque você se complementa.
.
Abençoe seu trabalho, você recebe pouco ou muito, porque, ao abençoá-lo, você o enche de luz divina e assim se prepara para algo melhor.
.
Você tem o direito de coisas maravilhosas, basta acreditar e sentir.
Vá em frente Abençoe!
.
Abençoe sua existência, não importa se houve experiências dolorosas. Essas são simplesmente as armadilhas a serem superadas e crescidas.
.
Enquanto isso, abençoo o bem que há em você, sua luz e sua sombra e abençoo o universo que habita em você."

Via Nova Terra Nascendo
Imagem Pinterest 

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Equilíbrio



“Equilíbrio é a habilidade de olhar para a vida a partir de uma perspectiva clara - fazer a coisa certa no momento certo.

Uma pessoa equilibrada será capaz de apreciar a beleza e o significado de cada situação seja ela adversa ou favorável.

Equilíbrio é a habilidade de aprender com a situação e de prosseguir com sentimentos positivos.

É estar sempre alerta, ser totalmente focado, 
e ter uma visão ampla.

Equilíbrio vem do entendimento, humildade e tolerância. 

O mais elevado estado de equilíbrio é voar livre de tudo e, ainda assim, manter-se firmemente enraizado na realidade do mundo."

Brahma Kumaris

sábado, 27 de agosto de 2022

Por que existem tão poucas pessoas iluminadas?



"Uma vez perguntaram ao mestre Buda porque tao poucas pessoas iluminadas existiam. Sera que é tao dificil assim perceber a própria iluminação?

Buda respondeu: "Faça uma experiencia. Va ao vilarejo mais proximo e durante todo o dia pergunte a diversas pessoas o que elas mais querem na vida". Eis que o discipulo foi e voltou no fim do dia para falar com o mestre.

Conversei com muitas pessoas. Muitas respostas. Algumas querem um bom casamento, outras desejam muito dinheiro, outras almejam fama e poder, e ainda outras querem prestigio, reconhecimento."

Entao Buda respondeu: "Ja tens tua resposta. Muito poucas pessoas desejam a iluminação, que é simplesmente uma vida natural e simples. Tao natural que a paz que procuram ja esta no vento que sopra, no ar que respiram, na nuvem que passa, no sol que aquece, e na chuva que molha ."

Siddartha Gautama (Buda)

O poder da corrupção…



O poder não corrompe: são as pessoas corruptas que se tornam atraídas pelo poder. 

São as pessoas que gostariam de fazer coisas que não podem fazer enquanto não estão no poder. 

No momento em que estão no poder, toda a sua mente reprimida se impõe. 

Agora não há nada para atrapalhá-las, nada para impedi-las; agora elas têm o poder. 

O poder não as corrompe, ele apenas traz à tona a sua corrupção. A corrupção estava ali como uma semente; agora ela brotou. 

O poder só proporcionou a estação certa para ela brotar; o poder é a primavera para as flores venenosas da corrupção e da injustiça que existem em seu ser.

O poder não é a causa da corrupção, mas apenas a oportunidade para a sua expressão.

Osho
Imagem: Pinterest 

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Pense em uma árvore…



Pense em uma árvore. Você pode trazer uma árvore para dentro do quarto e, de certa maneira, ela será protegida; o vento não será forte para ela. Quando as tempestades estiverem acontecendo lá fora, ela estará fora de perigo. Mas não haverá desafio; tudo será protegido. Você poderá colocá-la em uma estufa, mas, aos poucos, a árvore começará a ficar amarela, deixará de ser verde. Alguma coisa bem lá no seu interior começará a morrer - porque o desafio dá forma à vida.

Aqueles fortes ventos que batem firme não são realmente inimigos. Eles ajudam você a integrar-se. Parece até que vão desenraizá-lo, mas, ao lutar com eles, você se enraíza. Você faz com que suas raízes se aprofundem ainda mais, para que a tempestade não possa destruí-lo. O sol é muito quente e parece que vai queimar, mas a árvore suga mais água para se proteger contra o sol. Ela fica cada vez mais verde. Ao lutar com as forças naturais, ela atinge uma certa alma. A alma surge somente através da batalha.

Se as coisas fossem muito fáceis, você começaria a se dispersar. Aos poucos, você se desintegraria, porque a integração não seria necessária. Você se tornaria como uma criança mimada. Assim, quando um desafio surgir, viva-o corajosamente.

Osho

sábado, 6 de agosto de 2022

Não chore à beira do meu túmulo…



“Não chore à beira do meu túmulo,

eu não estou lá… eu não dormi.

Estou em mil ventos que sopram,

E na neve macia que cai.

Nos chuviscos suaves,

Nos campos de colheita de grãos.

Eu estou no silêncio da manhã.

Na algazarra graciosa,

De pássaros a esvoaçar em círculos.

No brilho das estrelas à noite,

Nas flores que desabrocham.

Em uma sala silenciosa.

No cantar dos pássaros,

Em cada coisa que lhe encantar.

Não chore à beira do meu túmulo desolado,

Eu não estou lá – eu não parti.”


Poema de Mary Elizabeth Frye

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Minha pequena parte do todo…



"Um balão cheio de ar, flutua num espaço infinito de ar... 
E o balão diz para si mesmo: 
- "Eu” sou um indivíduo. 
Eu vivo em um mundo cheio de indivíduos. 
Um mundo de “eu” e “meus”: meus pensamentos, minhas lembranças, minhas crenças, minhas realizações, meus sucessos, meus fracassos, meu passado, meu futuro, meus relacionamentos. 
Eu possuo um pequeno pedaço do todo, um pedacinho da vida. Esta é a minha pequena parte do todo.”

O que o balão mais teme é estourar – em outras palavras, a sua própria morte – porque vê isso como a perda definitiva do “eu e meu”. 
Em outras palavras, a morte é a perda da “minha pequena parte do todo”. 
O fim da ‘minha vida’.

O que o balão não pode ver é que a morte é a libertação. 
Após a morte, “minha pequena parte do todo” simplesmente explode de volta para o todo. 
“Minha vida” se dissolve de volta à vida em si. E o que se vê é que “a minha vida” foi sempre uma ilusão, porque nunca houve alguém lá separado do todo. Houve apenas o todo, sempre. 

O balão nunca “tinha” qualquer coisa para começar, e assim nunca poderia “perder” qualquer coisa. 
Em outras palavras, não há “indivíduo” separado da própria vida,  apenas parece existir."

Texto de Jeff Foster
Imagem Pinterest 

terça-feira, 19 de julho de 2022

Princípio do Vazio



Você tem o hábito de colecionar objetos inúteis, acreditando que um dia (não sabe quando) vai precisar deles.

Você tem o hábito de guardar roupas, sapatos, móveis, utensílios domésticos  que não usa há muito tempo... E dentro de você?...

Você tem o hábito de guardar ressentimentos, tristezas, medos, entre outros.  Não faça isso.  É anti-prosperidade.

É preciso criar um espaço, um vazio, para que coisas novas entrem em sua vida.

É necessário eliminar o que é inútil em você e em sua vida, para que a prosperidade possa vir.

É a força desse vazio que absorverá e atrairá tudo o que você deseja.

Enquanto você estiver carregando coisas velhas e inúteis, materialmente ou emocionalmente, não haverá espaço aberto para novas oportunidades.  As mercadorias precisam circular.

Limpe as gavetas, os armários, a sala dos fundos, a garagem.  Dê o que você não usa mais.

A atitude de guardar um monte de coisas inúteis amarra sua vida.  Não são os objetos guardados que estagnam sua vida, mas o significado da atitude de poupar.  Ao economizar, considera-se a possibilidade de falta.  É acreditar que amanhã poderá estar ausente e não terá meios para suprir suas necessidades.

Com essa postura, você está enviando duas mensagens ao seu cérebro e à sua vida:

1º Você não confia no amanhã.

2º Você acredita que o novo NÃO é o melhor para você, pois você fica feliz em guardar coisas velhas e inúteis.

Livre-se do que perdeu a cor e o brilho e deixe o novo entrar em sua casa... e em você.

Depois de ler isso, não guarde também, envie para os outros e deixe a energia fluir... Vamos aprender com a natureza que tudo circula!

Isso se chama ter uma mentalidade de abundância.  

HOJE é um bom dia para começar a limpar a mente, a casa, o corpo, a alma!

Princípio do Vazio.

Joseph Newton
Imagem:Pinterest