Pesquisar este blog

Tradutor

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Empatia...

As pessoas se preocupam em ser simpáticas, mas pouco se esforçam para ser empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não sintonizar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer, os direitos que ele tem.

Nada impede?

Foi força de expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão autofocada, que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto, sendo que o resto não merece um segundo olhar. Narciso acha feio o que não é espelho. Ele se retroalimenta de aplausos, elogios e concordâncias, e assim vai erguendo uma parede que o blinda contra qualquer sentimento que não lhe diga respeito. Se pisam no seu pé, reclama e exige que os holofotes se voltem para essa agressão gravíssima. Se pisarem no pé do outro, é porque o outro fez por merecer.

Afora o narcisismo, existe outro impedimento para a empatia: a ignorância. Pessoas que não circulam, não possuem amigos, não se informam, não leem, enfim, pessoas que não abrem seus horizontes tornam-se preconceituosas e mantêm-se na estreiteza da sua existência. Qualquer estranho que possua hábitos diferentes será criticado em vez de respeitado. Os ignorantes têm medo do desconhecido.

E afora o narcisismo e a ignorância, há o mau-caratismo daqueles que, mesmo tendo o dever de pensar no bem público, colocam seus próprios interesses acima do de todos, e aí os exemplos se empilham: políticos corruptos, empresários que só visam ao lucro sem respeitar a legislação, pessoas que “compram” vagas de emprego e de estudo que deveriam ser conquistadas através dos trâmites usuais, sem falar em atitudes prosaicas como furar fila, estacionar em vaga para deficientes, terminar namoros pelo Facebook, faltar compromissos sem avisar antes, enfim, aquelas “coisinhas” que se faz no automático sem pensar que há alguém do outro lado do balcão que irá se sentir prejudicado ou magoado.

É um assunto recorrente: precisamos de mais gentileza etc. e tal. Para muitos, puxar uma cadeira para a moça sentar ou juntar um pacote que alguém deixou cair, basta. Sim, somos todos gentis, mas colocar-se no lugar do outro vai muito além da polidez e é o que realmente pode melhorar o mundo em que vivemos. A cada pequeno gesto diário, a cada decisão que tomamos, estamos interferindo na vida alheia. 

Logo, sejamos mais empáticos do que simpáticos. Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis ou santos, apenas que tenhamos consciência de que só desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de acertos e de responsabilidade – colocar-se no lugar do outro não é uma simples gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade civilizada de fato.

Martha Medeiros
Fonte: ZH dia 30/01
imagem: google


10 comentários :

  1. Texto perfeito, tenho uma amiga que sempre diz:"As pessoas andam muito umbigadas"(só olhando seu próprio umbigo),e gentileza é para de luxo hoje em dia...A vida é tão mais suave se cedermos mais um pouquinho! Bjuss flor sempre vir aqui é sair com inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Martha Medeiros disse tudo da melhor maneira possível!

    ResponderExcluir
  3. Empatia sempre!
    Martha está por lá hj tb :)
    Bom dia para vc´s amiga \o/

    ResponderExcluir
  4. Sheilinha,
    Um dia eu quero dar um abraço bem forte nessa maravilhosa Martha Medeiros por falar por nós. Hahahahahahahha.
    Amei a escolha,
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sheila
    Maravilhosa mensagem da Marta! Como é difícil colocar-se no lugar do outro, afinal, é mais fácil olhar apenas para o próprio umbigo...
    Beijo e um ótimo dia na sua casa.
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Martha acertou!...é preciso ser civilizado para o bem de todos!...bjs

    ResponderExcluir
  7. Empatia é também entender o outro com o coração... belo texto! bjs

    ResponderExcluir
  8. Amei o texto!!Empatia é o sentimento de quem é capaz de se colocar no lugar do outro, podendo ser chamada também de compreensão e respeitos pelos sentimentos do próximo.

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)