Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Letra T de Osho



Timidez


A timidez é sempre parte do ego. Quando mais uma pessoa dá valor a seu ego, mas tímida será, porque não pode se abrir a novas situações. As novas situações podem mostrar que essa pessoa é tola. As novas situações podem deixá-la desconcertada, podem puxar o tapete sob seus pés. Então a timidez nunca é, de fato, o problema, é apenas um sintoma. Mas através dos tempos ela foi vista como uma qualidade boa, porque protege o ego! Costumamos acreditar que uma pessoa tímida é uma boa pessoa, pacífica – mas ela não é. Sua agressão é muito sutil.

Essa pessoa se mantém à distância é apenas uma estratégia. Se as coisas saírem do controle, é possível escapar. A pessoa nunca se envolve de fato, permanece na periferia e diz a si mesma: “Sou tímida, é por isso que não me misturo aos outros, não me comunico com novas pessoas, não me relaciono.”Essa timidez é apenas uma desculpa. Encobre muitas coisas, mas, basicamente, protege o ego.

Traição

Há apenas uma traição e ela consiste em trair sua própria vida. Não há outra traição. Se você continuar a viver com um cônjuge resmungão, possessivo, sem qualquer amor você estará destruindo suas próprias oportunidades. Permaneça fiel a si mesmo – essa é a única fé necessária – e tudo estará bem.


Transcendência

As religiões ensinam as pessoas a renegarem seus corpos, a torturarem seus corpos. Chamam isso de “asceticismo”. Isso é uma completa estupidez! Pensam que, se torturarem o corpo, serão capazes de transcendê-lo. Estão completamente enganados. A única forma de transcendência é através da percepção, não da tortura. Não há sentido nessa tortura! Você não tortura sua casa: você sabe que você não é sua casa, ela é apenas uma moradia. Basta ter essa percepção.


Transformação

Aceitar a si mesmo de forma incondicional gera uma transformação.


Osho de A a Z

6 comentários :

  1. Sheila,
    Essas letras de Osho são umas melhores que as outras hein!
    Algumas são muito verdadeiros eu acho.
    Adoro! Um beijo e um bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Boa noite um bom fim de semana e um abraço
    Claudio Schmitt

    ResponderExcluir
  3. Oi sheila! vim agradecer o carinho da sua visita e participação no meu blog. volte sempre aquele cantinho é nosso e voc~e será sempre bem vinda. Abraços uma noite abençoada.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei encantada com seu blog Sheila!!!
    Belíssimo e notável o quanto é feito com carinho.
    Já salvei nos favoritos (=^.^=)
    Beijos iluminados!!!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada com seu blog Sheila!!!
    Belíssimo e notável o quanto é feito com carinho.
    Já salvei nos favoritos (=^.^=)
    Beijos iluminados!!!

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)