Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O verdadeiro ouvir...

Lembre-se de que somente quando alguém ouve com o coração, e não com a cabeça, é que o ouvir acontece. Você pode me perguntar, 'o coração também ouve?' e eu lhe direi que sempre que o ouvir acontece, é sempre através do coração. A cabeça nunca ouviu qualquer coisa. A cabeça é uma pedra surda. E isso também é verdadeiro quanto ao falar. Somente quando as palavras vêm do coração, elas são cheias de significado. Somente quando as palavras vêm do coração, elas têm a fragrância das flores frescas; se não for assim, elas serão apenas envelhecidas e murchas, elas serão artificiais - flores plásticas.

...Palavras são indicações muito impotentes, mas se ouvidas em paz total da mente e em silêncio, elas se tornam potentes. Isso é o que eu chamo de ouvir com o coração.
Mas, geralmente, mesmo quando ouvimos alguém, nós permanecemos cheios de nossos próprios pensamentos. Esse é o 'falso ouvir'. Então você não é um shravak, um ouvinte. Você está apenas sob a ilusão de que você está ouvindo, mas de fato você não está.

Para 'ouvir corretamente', é necessário que a mente esteja em estado de observação, completamente silenciosa. Quando você está apenas ouvindo e nada mais está fazendo, somente então você será capaz de ouvir e compreender, e essa compreensão se tornará luz e transformação dentro de você.

Se assim não acontecer, então você não está ouvindo a quem quer que seja, mas apenas a si mesmo, você permanece cercado por um tumulto enfurecido dentro de você. E quando você está envolvido dessa maneira nada pode ser comunicado a você. Então você parece estar vendo, mas não está; você parece estar ouvindo, mas não está.

Cristo disse: 'aqueles que têm olhos para ver, que vejam. Aqueles que têm ouvidos para ouvir, que ouçam.' Estava ele dizendo que as pessoas não tinham olhos nem ouvidos? É claro que elas tinham olhos e ouvidos, mas a mera presença de olhos e ouvidos, não é suficiente para ver e ouvir. Algo mais é necessário e sem isso a existência ou não existência de olhos e ouvidos dá no mesmo. Aquele algo mais é o silêncio interior e a consciência observadora. Somente quando essas qualidades estão presentes é que as portas da mente se abrem e algo pode ser dito e ouvido.

Da mesma maneira que tudo é claramente refletido através de um lago totalmente calmo, sem ondas, também é verdade que o divino será refletido em você quando você se tornar calmo e quieto como o lago.

...Estenda seu corpo no chão confortavelmente e deixe todos os seus membros se relaxarem completamente. Feche seus olhos e por cerca de dois minutos sugira a você mesmo que o corpo está relaxando. Gradualmente o corpo se tornará relaxado. Então, por dois minutos sugira que sua respiração está se tornando quieta e sua respiração se tornará quieta. Finalmente por outros dois minutos, sugira que seus pensamentos estão parando. Essa sugestão firme o levará a um completo relaxamento, tranqüilidade e vazio.

Quando a mente se tornar completamente calma, esteja completamente acordado em seu ser interior e seja uma testemunha dessa paz. Esse testemunhar levará você ao seu ser.

...A meditação atinge a perfeição no dia em que ela se torna desnecessária. Esse estado é o verdadeiro samadhi, iluminação.

...Quando a esperança é acompanhada por determinação e empenho, ela certamente se realiza".

OSHO - O caminho perfeito.



7 comentários :

  1. Muita energia em 2012, beijo Lisette!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lisette! Pra vc tbm um 2012 maravilhoso e de muito sucesso na ONG! bjs

    ResponderExcluir
  3. Perfeito post.
    Temos que ter a sabedoria de ouvir com a mente. Falar com o coração.
    Que palavras lindas a mensagem de hoje! Parabens
    Sempre bem vinda, beijos de luz!

    ResponderExcluir
  4. OI Sheila, olha eu gostei mesmo do creme, não é propaganda.
    Mas mesmo assim veja se sua pele se adapta!
    Boa sorte com o creme!
    Sempre bem vinda, beijos de luz!

    ResponderExcluir
  5. Lindo o texto!!!!!!!!!!!!!!!
    Compartilhei um trechinho no meu cantinho!!!!

    bjos e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  6. Blog maravilhoso. Sua expressão é muito agradável. Obrigado por me fazer sorrir hoje. o que um retrato bonito desse pássaro, simplesmente maravilhoso. Vou desfrutar de seguir o seu blogs.
    seu admirador do outro lado do mar, bênçãos Muito:)

    ResponderExcluir
  7. Feliz pelo Universo me trazer até você! Lovely...

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)