Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 8 de junho de 2021

Sempre que uma grande perda acontece na sua vida





Sempre que uma grande perda acontece na sua vida - tal como a perda de haveres, da casa, de um relacionamento íntimo; da reputação, do emprego ou das capacidades físicas - alguma coisa dentro de si morre. Você sente-se diminuído na sua noção da identidade. Talvez experimente também uma certa desorientação. "Privado disto... quem sou eu?"

Pode ser extremamente doloroso quando alguma coisa ou alguém, que considerava como uma parte da sua identidade, o abandona ou desaparece. Fica um buraco, por assim dizer, no tecido da sua existência.

Quando tal acontecer, não negue nem ignore a dor ou a tristeza que sente. Aceite que esses sentimentos estejam lá. Mas acautele-se com a tendência que a mente tem de construir em redor da perda uma história que atribui a si o papel de vítima. Deste papel fazem parte as emoções de medo, raiva, ressentimento ou autocompaixão. Depois, repare no que se encontra por detrás tanto dessas emoções como da ficção tecida pela mente: o buraco, o espaço vazio. É capaz de enfrentar e de aceitar essa estranha sensação de vazio? Se o conseguir, descobrirá que não se trata de uma coisa assustadora. Ficará surpreendido ao descobrir a paz que emana dali.

Eckhart Tolle (A Voz da Serenidade)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)