Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Shantala


Olá amigos!

Quem acompanha o blog sabe que tive um bebê há pouco tempo. Ele está completando dois meses e chegou à hora de fazer algo que sempre disse que faria quando tivesse um filho: a Shantala.  

Shantala é uma massagem indiana que além de deixar o bebê tranqüilo, alivia as cólicas e estabelece um laço especial entre a mãe e o bebê.  O ideal é fazer a partir do segundo mês, pois antes eles são muito frágeis.
Noite passada foi a primeira vez que fiz no meu bebê e ele adorou! Ficou calminho, tomou um banho morninho e dormiu feito um anjo!

Como eu moro no Sul do Brasil (e está frio por aqui), antes de começar a massagem deixo o quarto aquecido a uma temperatura de 24 graus. O meu  bebê fica tapadinho com um cobertor e destapo apenas aquela parte do corpo que será massageada no momento. 

Dicas para iniciar a massagem:
  • Comece fazendo uma limpeza energética, esfregando uma mão na outra, para que as palmas fiquem aquecidas. Faça essa fricção com as mãos no alto da cabeça, para que a energia flua. Inspire e mentalize energia positiva para o bebê. 
  • Faça um triângulo com as mãos e leve até a altura do peito do bebê (sem tocá-lo com a distância de um palmo). Separe as mãos e vá contornando todo o corpinho da criança, sem tocá-la, e expire. A cada contorno terminado, chacoalhe as mãos (como se elas estivessem molhadas e você quisesse eliminar o excesso de água). Repita o procedimento por três vezes, mantendo a respiração. 
  • Passe o óleo em suas mãos e esfregue-as para aquecer. Lembre-se de passar o óleo novamente, sempre que começar a massagear uma nova região (exceto o rosto do bebê).Use óleo especial pra bebê! Estou usando o “Johnsons Baby de amêndoas.”
  • Os movimentos são feitos com firmeza, sempre de dentro para fora (do centro para as extremidades) ou de baixo para cima. Para completar, tente começar sempre pelo lado esquerdo e terminar do lado direito. Segundo os estudiosos da medicina oriental, este é o sentido da energia no corpo humano. 
A seguir o passo a passo que retirei do site "Guia do Bebê", que achei "bem explicadinho" e é por onde estou me guiando também.

1- Comece pelo peito, deslizando as mãos do centro para as laterais, como se estivesse alisando as páginas de um livro.
2- Em seguida, você vai cruzar suas mãos pelo peito saindo do quadril esquerdo do bebê e chegando ao ombro direito, e do quadril direito para o ombro esquerdo. Deixe suas mãos subirem como ondas, alternadamente.
3- O próximo passo são os braços. Vire o bebê de lado, segure o ombro com uma das mãos (como um bracelete) e o pulso com a outra. Vá deslizando do ombro ao pulso e alternadamente as mãos sempre que se encontrarem. Não esqueça o ritmo.



4- A seguir, faça o mesmo com as duas mãos, indo do ombro em direção ao pulso. O movimento imita um rosca, com uma mão no sentido contrário da outra.



5- Antes de fazer o outro braço, massageie a mãozinha com os polegares. Alongue os dedinhos, dobrando-os para trás gentilmente. Repita com outro braço e a outra mão. Primeiro o esquerdo, depois o direito – este é o rumo da energia, explicam os teóricos da medicina oriental.



6 – Coloque uma das mãos na base do peito e deslize em direção ao ventre, como se estivesse esvaziando a barriga do bebê. Repita várias vezes, alternando o movimento com a outra mão.



7- Depois, com a mão esquerda, segure os pés erguidos. Com o antebraço direito, vá deslizando desde o peito até o ventre. 



8- Chegamos às pernas. Repita os mesmos movimentos dos bracinhos, deslizando da coxa aos tornozelos. Primeiro, alongue. Depois, massageie com as duas mãos, sempre uma em sentido contrário da outra. 



9- Primeiro, os seus polegares vão massagear do calcanhar até os dedinhos. Depois, passe a palma da sua mão na sola do pezinho do bebê. Em seguida, repita os mesmos movimentos com a outra perna.



10- É a vez das costas. Vire o bebê de bruços, atravessado em seu colo, com a cabeça para o lado esquerdo. A massagem tem três tempos. No primeiro, você coloca suas duas mãos juntas, paralelas, na nuca do bebê, e vai deslizando até as nádegas, massageando para frente e para trás. As mãos vão e vêm, subindo e descendo, mantendo o ritmo, vagarosamente.

11- No segundo tempo, sustente as nádegas do bebê com a mão direita, enquanto a mão esquerda desliza da nuca ao bumbum, lentamente.



12- No terceiro tempo, segure os pezinhos com a mão direita mantendo as perninhas esticadas elevadas. Enquanto isso, a mão esquerda passeia da nuca em direção aos pés e recomeça mais uma vez.



13- Estamos quase no fim. Vire o bebê para massagear o rosto. A partir do meio da testa do bebê, deslize a ponta de seus dedos para os lados, ao longo das sobrancelhas. Depois, coloque os seus dedos entre os olhos e deslize pelas laterais das narinas. Para finalizar, contorne a boca e o maxilar em direção às orelhas.





14- Para liberar as tensões das regiões cervical e dorsal, da caixa torácica e a respiração superior, segure as mãozinhas do bebê e cruze os bracinhos sobre o peito, fechando e abrindo.



15- Para liberar as tensões das vértebras, em especial as lombares, segure um pé do bebê e a mão do lado oposto, cruzando braço e perna, de forma que o pé se aproxime do ombro e a mão da coxa oposta. Repita o movimento do outro lado. 



16- Para relaxar as articulações da pélvis e dos ligamentos com a base da coluna, segure os dois pés, cruzando as perninhas sobre a barriga do bebê. Em seguida, abra as perninhas, estenda e cruze novamente, invertendo a posição. 

Benefícios da Shantala
·         Aumenta a oxigenação dos tecidos e estimula o fluxo de energia pelo organismo.
·         Favorecendo a respiração, ajudando o organismo a expelir toxinas e revitalizando o corpo.
·         A massagem também previne cólicas, prisão de ventre e insônia.
·         Tem uma ação relaxante e melhora o humor.
·         Atua diretamente sobre o desenvolvimento psicomotor.
·         Contribui para o contato afetivo e promove a harmonia do bebê com o mundo exterior.
 fonte é do Guia do bebe


Acredito que o grande diferencial nessa massagem é ser feita com muito...muito amor!
 Beijos relaxados...

6 comentários :

  1. Massagem e amor. Nota dez!

    Com óleo de camomila, calêndula, alfazema...huuummm!

    Meu carinho aos dois :)

    ResponderExcluir
  2. Que fofo tudo e que saudades do meu bebê que já cresceu! Vou fazer a massagem nele, hehe!
    Te desejo uma ótima semana e boas energias!
    Beijos Sheila

    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  3. Que fofurinha essa postagem. Parabéns pelo bebezinho!

    ResponderExcluir
  4. Ah que coisa mais linda! Ja ouvi falar dessa massagem, vou tentar fazer no meu baby quando nascer. em Dezembro...
    Bjs no coração Sheila.

    ResponderExcluir
  5. Sheila, eu fazia essa massagem no meu filho. Ele adorava e eu também. Tornou-se uma conexão maravilhosa. O único problema é que ele quer que eu faça essa massagem sempre e ele já está com 13 anos, hahahaha.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ai que delícia! O bebezinho deve ter achado o máximo! Esses gestos de carinho fazem as crianças crescerem com uma boa auto estima, pois se sente seguros. Felicidades para a sua bela família. A família é um grande Dom de Deus! Abraços carinhosos! :)

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)