Pesquisar este blog

Tradutor

domingo, 4 de novembro de 2012

O que é carma?



...Somos controlados pelos caprichos da mente ordinária, que vai para cima e para baixo, para a direita e para a esquerda, produzindo pensamentos bons e ruins, agradáveis e dolorosos. Nesse meio tempo, plantamos uma semente a cada pensamento, palavra e ação. Com a mesma certeza que a semente de uma planta venenosa produz frutos venenosos, ou uma planta medicinal cura, as ações maléficas produzem sofrimento e as ações benéficas, felicidade.

Nossas ações viram causas e, dessas causas, naturalmente vêm resultados. Tudo que é colocado em movimento produz um movimento correspondente. Se você joga uma pedra numa lagoa, formam-se ondulações que correm para fora em círculos, batem na margem e voltam. O mesmo se passa com o movimento dos pensamentos: ondulações correm para fora, ondulações retornam. Quando os resultados desses pensamentos retornam, sentimo-nos vítimas indefesas: “Estávamos inocentemente vivendo nossa vida… porque todas essas coisas estão acontecendo conosco?” O que acontece é que as ondulações estão voltando para o centro. Isso é o carma.

Trecho do livro Portões da Prática Budista,
de Chagdud Tulku Rinpoche
Imagem: google


Simplesmente perfeito! :)


5 comentários :

  1. Olá Amiga ! È a lei da Ação e Reação .Belo texto.Bjosss. . .

    ResponderExcluir
  2. Nossos pensamentos é uma coisa muito complicada que devemos estar atentos a todos os instantes. São responsáveis por todas as coisas que atraímos por meio deles. Excelente postagem.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Como você mesmo disse no final da postagem:"_Simplesmente perfeito!".
    Abtaço e boa semana!
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Sheila, sou tão ignorante nisso que para mim é o "caipira" do nosso interiorzão dizendo para a gente ficar calmo. Ele diz:
    " Carma, seu Manoel!!!"
    Me desculpe a brincadeira mas vou aprender com vocês esse conceito.
    Grande abraço
    Manoel

    ResponderExcluir
  5. eu amo esta pagina pois ela me ensina muitas coisas boas me ajuda a ficar com o coracao leve adoro muito obrigado

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)