Sempre que você estiver conversando com alguém, verifique se você está sentindo necessidade de defender seu ponto de vista. Verifique a vontade de tornar a sua opinião mais importante do que a opinião do outro. Se essa vontade de "estar certo" aparecer em você, saiba que é o ego.
O ego tem necessidade de estar certo. Para o ego, estar errado é a morte. Para satisfazer sua necessidade de estar certo, o ego se comunica com outros egos através da discussão ou da validação.
Na discussão, o ego vê o seu ponto de vista sendo atacado, por isso ele reage e contra-ataca. É interessante perceber os recursos primitivos que ele utiliza, como aumentar o volume da voz, modificar a entonação da voz para torná-la mais dramática, fazer gestos ou posturas ameaçadoras, entre outros apelos emocionais.
Já na validação, o ego encontra pessoas com pontos de vista semelhantes aos seus, e assim se sente "entre amigos". Durante a validação, os egos "amigos" se inflam através do ataque às pessoas "que não conhecem a verdade", ou seja, que têm opiniões contrárias às suas. Mas perceba que esses "amigos" só são "amigos" do ego enquanto compartilham opiniões semelhantes. Quando mudam de assunto e as opiniões se tornam conflitantes, a discussão começa novamente.
Enquanto a humanidade continuar vivendo no estágio atual, que é o relacionamento entre egos, não haverá comunicação verdadeira. Enquanto houver necessidade de se defender e atacar, não haverá espaço para ouvir o outro, não haverá espaço para compaixão, que é reconhecer a si mesmo no outro.
Quando você descobre sua verdadeira natureza além desse ego frágil e carente, não há mais necessidade de se defender, não há mais necessidade de atacar, não há mais necessidade de estar certo. É claro que você pode expor seu ponto de vista com firmeza. Você pode continuar concordando ou discordando, normalmente. Mas você pode se libertar do vício de estar sempre certo, e você pode perder o medo de estar errado. Se você busca a verdade em si mesmo, então deve reconhecer que pode não estar certo todas as vezes. Para sua verdadeira natureza, estar certo ou errado não faz a menor diferença. Estar certo não vai torná-lo melhor do que ninguém, e estar errado não vai torná-lo menos digno.
Osho
Osho
imagem: google
Texto maravilhoso!Tive que chegar aos 40 anos para aprender que é exatamente isso...oh ego!!!!
ResponderExcluirbeijo
Adriana
Pois é...Sheila...e como lidar com alguém que sabe tudo e acha que está sempre certo? Bom, a primeira palavra que veio à mente foi: Paciência.
ResponderExcluirQuem pensa saber tudo, é alguém inseguro que colocou uma capa arrogante para se proteger. Confrontá-lo só vai fortalecer sua proteção, até porque é isto que ele espera, uma luta; e mais pensa que será derrotado, por isso precisa de tantas certezas.Mas não existe certeza absoluta tudo é relativo...mudamos de pensamento de mimuto em minuto...
A imagem de derrota é tudo que ela vê e quer evitar; é sua luta interna.(esta luta interna é responsável pela pressão alta)....toma-se remédio qdo deveria se concentizar de que estar certa ou errada é sobre determinado assunto...sómente...pois a pessoa sente-se aniquilada como um todo.... Portanto para se relacionar com alguém assim é preciso paciência e compaixão. Essas duas virtudes mostrarão que ele não precisa ter medo, que ninguém quer feri-lo, derrubá-lo. Talvez o silêncio fosse o melhor remédio, a escuta de suas certezas, para que ele se sinta seguro.Mas não é fácil...um semana linda pra ti.
Olha Noemi, eu acredito que nós somos formados por nosso EU e o nosso EGO. Quando estamos muito desconectados do nosso EU ficamos assim como você descreveu muito bem. O Ego que precisa de validação, o EGO que precisa mostrar ao mundo que tem razão...quando o EGO não tem razão ele morre, e este é o medo que move tudo. Quando nos conectamos com o nosso EU verdadeiro, com nossa essência essas necessidades do Ego perdem valor. Muitos de nós vivem mais conectadas com o EGO do que com nossa real essência...mas sempre acontece alguma coisa pelo caminho para nos fazer despertar. E muitas vezes, nos recusamos acordar, mesmo com várias rasteiras da vida...mas um dia chegremos lá.
ResponderExcluirBeijos e obrigada pelo comentário.
Sheila,
ResponderExcluirTambém concordo plenamente com as palavras sábias desse autor, pois é isso mesmo, quando alguém quer valer suas ideias, costuma elevar a voz e por vezes torna-se insuportável dialogar com uma pessoa assim.
Todos os anos, uma amiga antiga, reune as mesmas amigas para um almoço em sua casa, mas tem uma que é justamente assim como descrito no texto, ou seja, ela fala, fala, muito alto por sinal, e sempre quer colocar o que ela acha ou pensa. Dessa última vez fiquei bastante irritada e já falei pra minha amiga que da próxima eu não vou mais, pois não aguento ouvir aquela mulher gritante. kkkkkk
Ego puro, esta é verdade.
um super beijo, carioca
(Obrigada por consertar o link)
No próxima vá com o coração aberto e compassivo... e quando se deparar com essa pessoa, saiba que não é ela que está querendo validação e sim o seu Ego. O eu verdadeiro dela está lá escondidinho, debaixo da máscara do ego. Assim, com esse olhar, até a convivência mais difícil fica mais leve e possível.
Excluirbeijo grande!
Sheila, você está certíssima, pois comprovei isso na prática, quando estabelecemos um diálogo sincero, o seu coração faz uma ponte até o coração do outro e os egos não tem como interferir, pois a ponte não passa por ele é conexão de coração a coração, simples assim.
ExcluirUm agrande abraço!
É verdade!
ResponderExcluirBjs
Andrea
Parabéns pela sabedoria.
ResponderExcluirGratidão por compartilhar esse texto.
Conheço muitas pessoas assim.
Inclusive, até eu sou assim. Kkkkkkkk
Mas eu quero mudar
Eu vou mudar.
Seu blog é maravilhoso.
Tenho aprendido muitas coisas aqui.
Bjs