Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O hábito de se sentir ofendido




As pessoas passam a maior parte da vida sentindo-se ofendidas pelo o que alguém fez com elas.

Mas será que alguém realmente tem o poder de nos ofender? 

É a expectativa que criamos em relação  às pessoas que nos machucam. E essas expectativas são criadas por nossos pensamentos. Esses pensamentos não são reais. Eles são imaginários. 

Se você esperava que seus pais lhe dessem mais amor e eles não lhe deram, não se ofenda. Foram apenas as suas expectativas violadas, sobre o que um pai ideal deveria ter feito para você.Suas ideias são o que o machucam. 

Se você esperava que seu parceiro(a) reagisse desta ou daquela maneira e ele não corresponde, é justamente a diferença entre as atenções que você esperava que ele tivesse com você e as que ele realmente teve, que te machucam. Novamente, isso está em suas expectativas, no campo da imaginação. 

Zangado com Deus? São as suas crenças sobre o que Deus deveria fazer que o magoam. Deus nunca ofende ou machuca ninguém.

O hábito de se sentir ofendido pelo que os outros fazem a você (ninguém realmente faz nada a você) desaparecerá quando você compreender melhor a origem das “ofensas”. 

Quando nascemos, somos autênticos, mas nossa verdadeira natureza é suprimida e substituída artificialmente por conceitos que nossos pais, a sociedade e a televisão nos ensinam. E eles criam um falso romance de como as coisas deveriam ser em todos os aspectos de sua vida e como os outros deveriam agir. Uma das maiores fontes de ofensa é tentar impor o ponto de vista de uma pessoa a outra e orientar sua vida. Quando você diz a ele o que fazer e ele diz "não", você cria ressentimento duas vezes. Primeiro, você se sente ofendido porque ele não fez o que você queria. Em segundo lugar, a outra pessoa está ofendida porque você não a aceitou como ela é. E é um círculo vicioso. 

Todas as pessoas têm o direito divino de guiar suas vidas como quiserem e assim todos nós temos as oportunidades de aprendermos com os nossos próprios acertos e erros. 

Por Sabino Rodrigues
Imagem: Pinterest 

Um comentário :

  1. Estava à um tempo sem visitar nenhum blog.
    Foi muito bom ter passado por aqui, li alguns excelentes textos e ouvi uma música
    que acalma a alma.
    Parabéns pelo excelente conteúdo.
    Beijos

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)