Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Dia das "Bruxas"



"A primeira coisa que é preciso entender diz respeito ao Cristianismo que condenou a palavra "bruxa"; caso contrário, seria uma das palavras mais respeitadas, tão respeitada como "místico" - um homem sábio. O termo em si significa apenas mulher sábia, o paralelo do homem sábio.
Mas na idade média o Cristianismo defrontou-se com um perigo. Havia milhares de mulheres que eram de longe muito mais sábias que os Bispos e os Cardeais e o Papa
Toda a sua filosofia se baseava no amor e na transformação da energia sexual - e uma mulher pode faze-lo mais facilmente do que um homem. Afinal, ela é mãe e será sempre mãe. Até uma menina de tenra idade tem um carácter maternal.
Para o Cristianismo, elas representavam concorrência, o Cristianismo não tinha nada para oferecer comparado com isso - mas estava no poder.
O mundo tinha sido dos homens até aquela altura; e eles decidiram destruir todas as bruxas. Mas como poderiam destruí-las? Não era uma questão de matar uma mulher, mas milhares de mulheres. Então foi criado um tribunal especial para investigar, para descobrir quais eram as bruxas.
Qualquer mulher que os cristãos dissessem que tinha influência sobre as pessoas e que era respeitada pelos outros era capturada e torturada - até que confessasse. Não paravam de a torturar até até ela confessar que era bruxa."

 Osho

2 comentários :

  1. Estes erros do passado, sobretudo da Igreja Católica, foram motivo de retratação na figura de João Paulo II em documentos que comprovam esta afirmação. "Foram erros cometidos a serviço da verdade por meio do uso de métodos que não têm relação com a palavra do Senhor", afirmam um destes documentos. No entanto a própria Igreja também afirma que o pedido de perdão, não é um ato de condenação. Nesta afirmativa a Igreja explica que estamos condicionados pela mentalidade de nosso tempo. Mas é preciso ir aos fatos. Este guru indiano orientou grupos que, só como um dos poucos exemplos, praticaram o bioterrorismo matando dezenas e dezenas de pessoas nos Estados Unidos. Onde reside a sabedoria? Ele foi deportado da America do Norte e rejeitado em mais de 30 países. Sua filosofia foi diluída e hoje é aceita por uma minoria. Suas frases impactantes recheiam livros e discursos exotéricos. E O Cristianismo? Como se explica o fato de uma corrente religiosa conter seguidores que correspondem a mais de 60% da população do planeta? Todos estas pessoas estariam equivocadas? O Cristianismo milenar possui uma magnitude, uma grandeza, que associá-lo a uma questão minúscula que perdurou durante 2 ou 3 séculos, é, me desculpe, algo que não é dotado de sabedoria. É só uma opinião.

    ResponderExcluir

  2. Claudio!
    Não crie conceitos sobre as coisas baseado em documentários da Netflix. Existem muitas versões ...e qual será realmente a verdadeira? Todas as maldades humanas se resumem a “briga por poder” e isso pode partir de uma religião, de pessoas que cercam um Guru indiano, etc No fundo tudo é a mesma coisa. Tudo é Ego. São as armadilhas do Ego que os humanos estão sujeitos. Osho deixou muitos ensinamentos maravilhosos, assim como o Cristianismo tem muitos ensinamentos maravilhosos. E o que nos cabe? Selecionar o que nos acrescenta, e o que não nos interessa. Este texto do Osho fala de um fato histórico, e do interesse em acabar com um estilo de vida extremamente ameaçador. O texto foi escrito por Osho, mas poderia ter sido escrito por qualquer outra pessoa, sabemos que faz sentido. Não é?

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)