Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

O erro não é de quem confia, e sim de quem mente



O erro não é de quem confia, e sim de quem mente

A confiança é como uma ponte de cristal frágil e transparente que eleva as nossas vidas. É provável que você tenha levado muito tempo e muito esforço para construí-la, e por isso é tão apreciada.

Contudo, apesar de merecer tanto trabalho e trazer tanta felicidade, costuma ser destruída em apenas poucos segundos pelo nosso descuido, nossos egoísmos e nossas atitudes interessadas.

Quando um sentimento tão importante como a confiança se quebra, algo em nosso interior desfalece. Isto ocorre porque a mentira coloca em dúvida mil verdades, fazendo com que nos questionemos inclusive sobre as experiências que achávamos totalmente sinceras.

A mentira tem pernas muito curtas e os braços muito compridos. 

Mesmo que a mentira possa alcançar limites inesperados, a verdade sempre acaba aparecendo. Como costumamos dizer, é mais rápido pegar um mentiroso que um coxo, pois as suas palavras e os seus atos não se sustentam.

De qualquer forma, o fato de que tudo caia pelo seu próprio peso não quer dizer que a pancada não vá ser impactante e dolorosa. De fato, o normal é que ocorra precisamente o contrário e que a mentira e a traição acabem sendo um antes e um depois nas nossas vidas.

“Um pássaro pousado em uma árvore nunca tem medo de que um galho se rompa, porque a sua confiança não está no galho… E sim nas suas próprias asas…”

A responsabilidade de quem mente

É comum ouvir isso de “se traírem você uma vez é culpa do outro, mas se traírem você duas vezes, é culpa sua”. O fato é que esta afirmação tem muito de verdade em si, mas também é preciso olhá-la com cautela. 
Ou seja, a ideia é que aprendamos com os nossos erros e que não os repitamos, mas em última instância, nunca deveríamos nos sentir culpados por sermos enganados. Como você vai se responsabilizar pelo que os outros fizerem? Isso é uma loucura.

Não obstante, é provável que isto tenha atormentado você mais de uma vez, fazendo se sentir estúpido por ter caído nas redes de alguém que “já estava dando na cara”. Neste sentido, é muito fácil ligar os fatos quando a casa já caiu e está fragmentada.

Não somos nem adivinhos, nem infalíveis. Além disso, os outros também não são perfeitos e em alguns casos é preciso pensar que as pessoas boas também cometem erros, de modo que também é preciso estar aberto a perdoar.

“Depois de um tempo você aprenderá que o sol queima se você se expuser demais. Aceitará inclusive que as pessoas boas possam lhe ferir alguma vez e você precisará perdoá-las. Você aprenderá que falar pode aliviar as dores da alma… descobrirá que leva anos construir a confiança e apenas alguns segundos para destruí-la e que você também poderá fazer coisas das quais se arrependerá o resto da vida”. William Shakespeare

A ferida emocional da traição

A ingratidão e a traição doem especialmente quando envolvem as pessoas que amamos e temos ao nosso redor, como os nossos cônjuges, nossos amigos ou as nossas famílias. Quando isto ocorre, começam a entrar em cena a raiva, a impotência e a ira, fazendo-nos sair dos nossos papéis.

Também é muito doloroso (e infelizmente muito comum) que alguém faça algo por nós esperando somente receber algo mais da nossa parte. Este tipo de traição quebra a nossa estrutura e afunda o nosso mundo emocional em um autêntico caos.

Contudo, mesmo que a traição doa profundamente no coração, não faz muito sentido mudar o seu jeito de ser por ter sido ferido, e passar a descontar em outras pessoas por vingança ou despeito.
Por incrível que pareça, esta reação é bastante comum quando a “ferida emocional” está aberta e infeccionada. Do mesmo jeito, só porque alguém fez isso com você não faz sentido se vestir com uma armadura frente a todas as pessoas que o rodeiam. Basta proteger-se do traidor.

Como superar a mentira e a traição
A segurança, a franqueza, a sinceridade e a lealdade nas nossas relações são um pilar básico para manter o nosso crescimento. Contudo, as dúvidas, a desconfiança e a falsidade só nos prejudicam, nos queimam e nos envenenam.

Portanto, embora a desconfiança crave profundos espinhos em nosso interior, todos somos capazes de superá-la. É normal que frente a estas situações a dúvida cresça e, com ela, a desconfiança, mas isto não deve representar uma oportunidade para desconfiar dos outros.

Ou seja, dado que é provável que nos encontremos nesta situação tão indesejável mais de uma vez, é preciso entender que é uma oportunidade para crescer como pessoa e escolher melhor as pessoas que nos rodeiam.

Por: Raquel Brito
via
imagem: Jack Olson



Realmente acredito nesta afirmativa: o erro não é de quem confia, e sim de quem mente. De quem trapaceia, puxa o tapete, de quem não haje com dignidade. 
A culpa não é de quem confia, de quem haje de boa fé, de quem acredita.
Sei que no momento da rasteira pensamos o quanto fomos "burros" por acreditar, por sermos inocentes até... Mas não se culpe! Tire isso do seu coração! 
Esses dias li em um blog amigo uma frase que me marcou muito....dizia: "É melhor ter o tapete puxado do que ser a mão que puxa o tapete de alguém".Pois uma coisa é certa...a pessoa que puxou o tapete tem que dormir, acordar e viver com esse "incômodo" para o resto da vida! E não pense que esse "incômodo" não vai existir, pois vai sim...esse incômodo está lá...no fundo da consciência. Sei que essa pessoa vai tentar "mascarar" com uma história safada que ela vai contar pra ela mesma para tentar justificar sua crueldade...mas ela sabe, lá no fundo, que se ela está sendo "cruel" ela não pode estar certa.. Ela sabe, por mais que negue, que se plantamos espinhos, um dia vamos colhe-los...todos eles...um a um. 
Então relaxe e confie nas forças do Universo...
E siga seu caminho, com o coração em paz!

-------


Estarei fora por uns dias para me acalmar...
É que dizem que não é água com açúcar que acalma...
É água com sal...
Então lá vamos...
Beijos e até a volta! :)

5 comentários :

  1. Boas férias, em primeiro lugar, Sheila.
    A traição é sempre muito dolorida; de algumas pessoas a gente está sempre prevenido, pois sabe o que esperar delas. Mas às vezes, a traição vem de quem menos se espera, e aí, dói muito mais.
    Pricipalmente quando ela é uma vingança, porque em determinado momento, tivemos que dizer não a alguém por estarmos impossibilitados de atender aquela pessoa quando ela nos pediu (embora, em outras ocasiões, tenhamos estado disponíveis). Já sofri esta traição, já senti a punhalada na garganta, e quando olhei para a pessoa em questão, eu mal pude acreditar que ela estava fazendo aquilo comigo, e custou-me entender o motivo. Hoje, ela anda me rodeando novamente, mandando carinhas no Facebook dizendo que sente minha falta - ela está muito solitária, agora que os filhos cresceram e foram cuidar das suas vidas. Mas não consigo mais confiar. E tenho sempre a impressão, quando ela me procura, que eu sou a sua segunda opção, o que restou depois que os "amigos" se foram. Por isso, fico no meu canto.

    ResponderExcluir
  2. BOM DESCANSO, LINDA PASSARINHA!
    Beijos em teu lindo coração!
    Com carinho, Lelê

    ResponderExcluir
  3. Não preciso dizer que foi escrito pra mim. As cicatrizes sempre ficarão e se a gente bater, elas abrem e voltam a sangrar, mas as feridas tendem a fechar com o tempo. Também vou sair daqui por uma semana, preciso ficar longe disso tudo. Na volta nos falamos. Pena que não vou pra praia!! Beijo imenso em seu coração passarinha!! E gratidão por tudo!Vy

    ResponderExcluir
  4. Esqueci que vc ia viajar Sheila, kkk continuei entrando aqui todos os dias, como faço sempre! Bom descanso viu e até a volta!!! beijos Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bom para reflexão, Sheila, obrigada!
    Boas férias e bom descanso, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)