Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O que é a verdadeira paz?


A prática da virtude não requer que nos tornemos monges ou santos. A santidade não é um pergaminho com letras de ouro que recebemos por sermos bonzinhos e perfeitos. Muito pelo contrário. Andar desperto, consciente das limitações e dificuldades de nossas personalidades é que nos lapida a alma e nos faz fortes. 
Se não tivermos como exercitar as nossas dificuldades, não vamos compreender o que se passa em nosso interior, não vamos exercer nosso poder pessoal e não saberemos o que é paz verdadeira. 

Abaixo uma mensagem de Sai Baba:

Não é necessário retirar-se para a floresta a fim de superar ressentimento e ódio. A virtude não pode ser praticada num vazio. Se você vive numa atmosfera de ódio e ainda assim é capaz de se controlar, sua conquista é meritória. Mas se vive numa floresta onde não resta oportunidade para o ódio e diz que controlou seu ódio, sua afirmação não tem sentido. 
Você deve, portanto, deixar-se ficar nos ambientes do mundo, ainda que haja ampla oportunidade para o surgimento de emoções de raiva e ódio; aí, então, aprenda a controlá-los. Esta sim será uma realidade meritória.

Não ficamos em paz quando um pensamento cessa e um outro deixa de surgir? 
Você tem de contemplar este momento, unificar-se com ele e nele fixar-se. E a paz se torna ininterrupta. Pensamentos surgem e somem como bolhas na superfície da água. 
Você tem de contemplar a água e não as bolhas. Esqueça as ondas e contemple o mar. 

Sadhana - O Caminho Interior - Os Ensinamentos Luminosos de Sai Baba. Ed Nova Era.


3 comentários :

  1. Muito importante o entendimento e a prática disso

    Beijos e abraços meus

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sheila
    Tudo bem?
    Adorei o texto, achei super legal e verdadeiro hahaha amei!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, ontem mesmo fiquei me perguntando quando será que poderei viver no pé da montanha, longe de tanto barulho e vizinhos... Esse ainda é o maior desafio pra mim... Quanto mais quero sair, mais permaneço. Beijos passarinha! Vy

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)