Pesquisar este blog

Tradutor

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Como descobrir minha missão nesta vida?


“Quando você fala sobre abraçar a sombra, retrata bastante alguns aspectos da minha vida. Resumidamente, tenho 48 anos e sinto-me amarrado e vendado em relação ao futuro. Uma vez você disse que ‘todo ansioso acaba se transformando em um depressivo’, e isso me deixou preocupado. Te pergunto, como posso me libertar e descobrir minha missão nesta vida?”.

R: Antes de mais nada, saiba que 75% da resposta que você espera já está em sua própria pergunta. Todos os elementos para perceber o que está atravancando seu desenvolvimento estão em suas próprias palavras: você se acha velho, preocupa-se demais com o futuro e sabe que vem fugindo de aspectos de si mesmo que não te agradam. Eu garanto que se você se dedicasse a trabalhar estas questões já seria meio caminho andado, porque existem tantos aspectos seus que estão sendo segregados e tanta energia vem sendo investida neste processo de fuga de si mesmo que, realmente, sobra pouco espaço para que visões criativas a respeito de sua vida possam acontecer.

Mas você fala sobre missão, e quando pensamos em missão sempre imaginamos coisas grandiosas – salvar os esfomeados africanos, descobrir a cura para o câncer, acabar com o problema ambiental no mundo. O que você diria se eu te garantisse que, em última análise, a missão de todos nós é apenas ser feliz? Sentir-se contente? Ser quem você é – e esta pode ser a mais desafiadora de todas. Ser, apenas e tão somente, quem você é. Mas veja bem, quando digo quem você é não estou falando da parte que você acha “bonitinha” de mostrar ao mundo. Estou falando: seja quem você é por inteiro. Pare de se dividir entre luz e sombra, simplesmente seja quem você é. Assuma tudo aquilo que você considera serem “falhas”. Permita-se ser tudo o que já é mas vem resistindo a ser.

Nós não percebemos, mas gastamos tempo, energia e saúde tentando ser aquilo que, acreditamos nós, irá agradar as outras pessoas e fazer com que nos sintamos “bons o suficiente” para sermos amados. Muitas vezes, nossas próprias escolhas profissionais refletem esta luta – quantos de nós não escolhem suas profissões baseados no desejo pelo reconhecimento que vem de uma carreira bem sucedida, pelo dinheiro que é ganho, pelo status social? Todos nós carregamos uma ideia arcaica de insuficiência e buscamos, muitas vezes, compensar esta insuficiência desempenhando profissões que não necessariamente representam nossas verdadeiras paixões.

Alguém que é apaixonado por fotografia decide ser engenheiro, outro que só pensa em viajar decide estudar medicina, uma garota que ama moda vai ser representante comercial da indústria farmacêutica – porquê isso acontece? Na minha percepção, estas pessoas não pensam que podem transformar suas paixões em atividades remuneradas e vão pelo caminho “mais fácil”, que aqui coloco entre aspas porque nada é mais difícil do que passar 8 horas por dia, no mínimo, fazendo algo pelo que não se é apaixonado. Estas pessoas julgam suas paixões pequenas demais, desimportantes demais, insuficientes demais para preencher-lhes a vida. Simplesmente as renegam a segundo ou terceiro plano e se conformam em viver 335 dias por ano esperando que as férias cheguem – décadas e décadas de juventude vão embora apostando que, um dia e se tudo der certo, a aposentadoria vai chegar para que, então, se permitam viver de verdade.

Pois eu te digo: seja abundante de si mesmo para com o Universo, e o Universo não terá outra alternativa a não ser ser abundante de volta com você. Não se economize, não escolha apenas uma parte sua para amar, para mostrar ao mundo, para celebrar a vida. Jogue luz em suas sombras e permita que elas saiam do porão. Leve sua sombra para passear e todas as suas paixões o mais a sério que puder – não comece arquitetando planos de como transformá-las em atividades remuneradas, simplesmente as desempenhe. Simplesmente seja você mesmo, o máximo que puder ser. Ninguém é tão bom em ser você quanto você mesmo e, se você o for cada vez mais, vai ser tão bom em ser quem é que começará a fazer coisas que ninguém mais poderá fazer tão bem quanto você. E um belo dia, antes que possa esperar por isso, as pessoas vão começar a te pagar por isso.

Não acredite em mim. Simplesmente teste. Alinhe-se, e todo o resto será consequência.

Flávia Melissa
imagemdaqui

Lendo, relendo...lendo de novo... hehe :)

3 comentários :

  1. Absolutamente verdadeiro e simples! Espero que esteja bem passarinha! vou passar adiante! Beijo! Vy

    ResponderExcluir
  2. Ler, reler, até compreender que meus sonhos são possíveis.Eu posso, eu me aceito como sou.

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)