Pesquisar este blog

Tradutor

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O fim do “aqui entre nós”


Enquanto assistia à novela, você comparou a atriz ao Coringa por causa da plástica que ela fez na boca. Ao ver a foto de uma socialite no jornal, comentou que aquilo não era um penteado, e sim uma vingança do cabeleireiro. Num bar, deu uma zoada no garçom assim que ele se virou de costas: é a cara do Bart Simpson! A dona de olheiras profundas que é amiga da amiga da sua amiga não escapa de uma piadinha em off. Você não se conforma: por que a Teca continua usando aquela camisa azul-turquesa acetinada? E não acreditou no microtamanho do biquíni da vizinha de praia. Ela não tem espelho em casa? 

Sei que você é boa gente e que jamais negaria um emprego ao garçom com cara de Bart Simpson, que ama de paixão a amiga que usa camisa azul-turquesa e que convidaria a vizinha fora de forma para ser madrinha do seu filho. Você sabe que as pessoas valem pelo que são por dentro. Você tem plena noção de que aparência não determina caráter, inteligência, talento, importância. Você não é burra. Você apenas pega no pé de vez em quando, como todo mundo. 

Nenhum de nós passaria incólume por um “microfone aberto”. Falar mal faz parte da natureza humana, mas quem quer saber de absolver humanizações quando se pode ser o paladino da justiça? Todas as pessoas são terríveis e preconceituosas, menos você, não é assim? 

É bem ilustrativo o caso da professora de uma universidade carioca que teve a infeliz ideia de fazer uma foto de um sujeito na área de embarque do aeroporto vestindo bermuda e camiseta regata, publicando-a no Facebook com a seguinte legenda: “Aeroporto ou rodoviária?”. Bastaram essas três palavras para ser afastada do cargo e sofrer um linchamento moral por internautas que não perdoaram a indelicadeza do registro. 

Não defendo a postagem de fotos de desconhecidos no Face – aliás, não defendo nem a de conhecidos. Não considero elegante a atitude da professora, ainda mais que o rosto do sujeito foi exposto. É possível que venha a ser processada por ele: não foi uma crítica ao pé do ouvido, e sim pública. Não dá. Não pode. Que o cara se sentisse ridicularizado, era de se esperar, mas a reação exagerada da coletividade evidencia uma certa hipocrisia. A professora foi massacrada por todos os anjos do universo que jamais fizeram um comentário jocoso em suas vidas. 

Particularmente, acho que homem de camiseta regata, só se for salva-vidas. Questão de gosto, opinião que se compartilha entre risadas com meia dúzia de amigas. Era o que a professora imaginava estar fazendo, sem considerar as consequências dessa nova sociedade em que nada mais fica “entre nós”, tudo fica entre todos. Ninguém deve humilhar ninguém, e ela o fez, mesmo que num impulso zombeteiro, sem intenção de que repercutisse fora da sua turma. Foi ingênua. Que sirva de exemplo para todas as postagens indevidas em redes sociais. Não existe mais piada interna.

Martha Medeiros
na sua coluna do Jornal ZH do dia 26/02/2014

Que fique um alerta! 
Cuidado com o que você posta nas redes sociais! 
Muitas vezes não temos noção de onde um comentário, uma imagem,
a exposição de uma intimidade, uma opinião pode parar...
Cautela e canja de galinha...não fazem mal a ninguém! :)


6 comentários :

  1. Verdade verdadeira, não existe mais privacidade, tudo é de todos! Mesmo quando pretendemos ser discretos pode acontecer num cochilo.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Adoro Martha... ela sempre dá uma cutucada na gente, naquelas coisas q a gente teima em esconder, tentando se mostrar perfeitos! Julgar é tão fácil, né? E fazemos isso o TEMPO TODO... infelizmente ou não, dependendo de qual for nossa opinião, melhor calar.

    Beijos,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto da Martha Medeiros, como sempre; valeu a dica, às vezes esquecemos de tudo isso, de como estas redes sociais nos tornam vulneráveis! beijos...

    ResponderExcluir
  4. É verdade Sheila. Não sei se isto é bom ou ruim mas, sei que não gosto.
    Concordo com a advertência, é bom ter conciência e cautela em tudo que se faz, diz ou escreve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto, excelente reflexão..... novos tempos, nova postura, despertando nova consciencia... maravilhosa postagem Sheila...

    beijos!
    Mariangela Barreto

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)