Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 29 de outubro de 2013

O que Buda faria para cativar um público?



A doutrina de Buda é como uma grande nuvem que, com uma chuva de tipo singular,rega todas as flores humanas para que cada uma venha a frutificar. Lotus Sutra 5

Buda sabia que cada pessoa é como uma flor, com necessidades particulares e com capacidade para produzir um fruto singular. No entanto, ele compara a sua doutrina com a chuva que nutre igualmente todas as flores. Os ensinamentos de Buda têm essa peculiaridade porque toda pessoa é capaz de absorver a quantidade necessária à sua frutificação. A verdade é uma só, mas as flores e os frutos são muitos.
Sempre que tivermos algo a comunicar, devemos fazê-lo desse modo. Não convém distorcer a mensagem, dizendo uma coisa para A e outra para B. Embora seja tentador, a longo prazo isso nos distancia das pessoas e as separa entre si. Devemos simplesmente expressar o nosso conteúdo (e expressá-lo com simplicidade),deixando que cada um o compreenda do seu modo. Então, como disse Jesus, "É pelos seus frutos [...] que os reconhecereis" (Mateus7:20). Se dissermos as coisas tal como elas são, colheremos bons frutos em todas as pessoas, ainda que tenhamos de esperar um pouco.

Franz Metcalf
No livro - O que Buda Faria - pg93



Um comentário :

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)