Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 26 de abril de 2012

A espera...

Um dos principais males que afligem o ser humano nos dias atuais é a ansiedade. Há um desespero predominante em querer realizar os desejos, de maneira instantânea.

Neste anseio pelas realizações, perdemos uma das maiores riquezas da vida que é o usufruir do momento presente. Isto acontece porque, ao longo do tempo, nos esquecemos de que somos parte indissociável da natureza e, por essa razão, o mais sensato seria que vivêssemos em perfeita sintonia com o ritmo dela.

Se conseguirmos paralisar por alguns instantes nossa ansiedade, e recordar como tudo na existência precisa de um tempo certo para germinar, gerar frutos e amadurecer, certamente nos libertaremos da angústia que é gerada pela necessidade de apressar o ritmo natural da vida.

Nosso ego não aceita ser contrariado em seus desejos, por esta razão, ele nos leva a agir de modo impulsivo, buscando fazer com a realidade se amolde à nossa vontade.

Quando isto não acontece, somos dominados ou pela revolta, ou pelo sentimento de vitimas e, rapidamente, buscamos dentro de nós um motivo qualquer que explique a razão pela qual estamos sendo punidos.

Se encontramos uma explicação, ela vem seguida pela culpa e nos atormentamos remoendo o arrependimento. Se não identificamos um motivo, aí então, culpamos Deus, outra pessoa ou qualquer circunstância externa por nosso sofrimento.

O fato é que raramente nosso ego assume que ele próprio afasta a realização de nossos objetivos, ao se deixar dominar pela urgência e pelo desespero.
Aprender a esperar é um dos maiores desafios da vida, mas é também o que pode nos proporcionar as mais valiosas lições, no que diz respeito ao crescimento interior, à maturidade e à sabedoria.


" Nós nos esquecemos de como esperar; este é um espaço quase abandonado. No entanto, ser capaz de esperar pelo momento certo é nosso maior tesouro. A existência inteira espera pelo momento certo. Até as árvores sabem disso - qual é o momento de florescer, e o de deixar que as folhas caiam, e de se erguerem nuas ao céu. Também nessa nudez elas são belas, esperando pela nova folhagem com grande confiança de que as folhas velhas tenham caído, e de que as folhas novas logo estarão chegando. 
E as folhas novas começarão a crescer. Nós nos esquecemos de como é esperar: queremos tudo com pressa. Trata-se de uma grande perda para a humanidade...
Em silêncio e à espera, alguma coisa dentro de você vai crescendo - o seu autêntico ser. Um dia ele salta e se transforma numa labareda, e a sua personalidade inteira é estilhaçada: você é um novo homem. E esse novo homem conhece os sumos eternos da vida". Osho 


Texto de Elisabeth Cavalcante 
Fonte: STUM

6 comentários :

  1. Minha querida! acabei de fazer uma postagem inspirada neste teu blog maravilhoso...beijos e obrigada sempre por tudo!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto amiga....a espera muita vezes dói
    mas com paciência da td certo..bom para refletir
    gostei muito
    Bela tarde pra vc
    Bjuss Rita!!!

    ResponderExcluir
  3. Como é difícil a espera...ainda mais para pessoas anciosas como eu...
    Preciso ler este texto todos os dias...e ir mais devagar...exigir menos...
    Bjs e que seu dia seja ótimo, com paz e bons pensamentos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Sheila, eu sou super ansiosa.
    SUPER! Rs... mas estou tentando controlar isso e não deixar ELA me controlar. Respiro mais hoje, medito! Tem ajudado. Mas realmente queremos TUDO pra ontem!
    E o mais engraçado é que não temos controle de nada nessa vida, não é mesmo?
    Um beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. estou em pranto pois hj fui no cardiologista e ele me disse que eu estou num estresse que para me acalmar que ele viu pelo eletrocardiograma que o meu coracao quersair pela boca mas nem eu sei porque sou assim e nao consigo me controla e um nervo fora do comum e uma anciedade que nem eu sei como suporto por favor me ajude um bju e boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima! Ansiedade é nada mais do que "medo do futuro". Você precisa viver mais o momento presente, se concentrar mais neste momento...que é realmente a única coisa que temos. Faça um exercício respiratório...inspire e expire de forma pausada e concentrada. Pare de assistir o noticiário. Volte o teu olhar apenas para as coisas boas e tranquilas da vida. Aprecie mais...aprecie um jardim, o mar, um campo, o canto dos pássaros, crianças brincando. Tome uma xícara de chá totalmente concentrada na ação de tomar esse chá. Faça boas ações...ajude uma obra assistencial, seja voluntária...encha sua vida de amor...pois quando o amor entra...o medo sai. Fique bem! :)

      Excluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)